Tudo Muda. Nada é para Sempre

Nada está parado. Tudo está em constante mudança. Nada permanece, pelo menos não aqui. Mas, como para toda regra há excecões, existem sim coisas que ficam. Nossos espíritos permanecem. Resistem à vida, ao tempo. São eternos.

O que pensamos e sentimos muda com o tempo. Sim, fazem parte das coisas que se transformam. Há também outra coisa que permanece. Os relacionamentos que construimos. Todas as pessoas que conhecemos, por mais que o tempo passe, sempre estarão ligadas a nós. Pois elas fazem parte de nossas memórias, e fizeram parte do nosso aprendizado e crescimento aqui. Todas as pessoas que conhecemos tiveram uma parcela no nosso crescimento pessoal, de graus menores a graus maiores. Logo, essas memórias, esses laços que nos ligam, fazem com que nunca estejamos realmente isolados um do outro. Laços que vão além da hereditariedade, além da raça e da espécie. São ligações que nos unem através das emoções, das experiencias interpessoais, dos amigos e dos inimigos, dos cônjuges e dos filhos…

Considerando esses laços que temos com as pessoas da nossa vida, e tudo o que aconteceu entre nós e elas, e tudo o que aprendemos com elas, tudo isso faz com que esses laços tenham um significado maior do que apenas uma conexão. Nós devemos a essas pessoas parte do nosso desenvolvimento. E elas, por sua parte, também tem determinada obrigação para conosco, pois também as ajudamos a crescer. O mais interessante disso é que até os inimigos nossos nos ajudaram a crescer, pois nos ensinaram diversas lições que os amigos não seriam capazes de nos ensinar. Nisso, é perceptível a beleza e singularidade com que D’us nos pôs neste cenário aqui. Ele nos pôs aqui para que aprendêssemos uns com os outros e fôssemos tolerantes entre si… para aprendermos a reconhecer nossas fraquezas e notar como a força do grupo é superior à força do indivíduo. Aliás, é impossível ser solitário estando aqui. A nossa condição nos faz buscar por companhia, por ajuda, por troca. Ele nos pôs aqui, talvez, para percebermos como somos iguais, e que isso vai além das aparências…

Ao chegarmos nesse ponto de entendimento, é facil deduzir em que ponto podemos chegar. Chegaremos, quando estivermos prontos, à dissolução de todo e qualquer preconceito que tenhamos para com o próximo. Entenderemos como somos todos irmãos, companheiros de jornada, Peregrinos da Vida, por assim dizer, num longo Caminho, que um dia, nos conduzirá à Luz e à Força interior que todos possuímos…. e daí estaremos completos, felizes, realizados com a Vida. Isso virá com o tempo. Se ainda não é possível entender tudo nesta vida, imagine então entender a próxima. As coisas tem seu próprio ritmo, sua cadência, sua frequência certa de ocorrer… e isso nos leva a outro pensamento… de que nada é por acaso, ou coincidência… mas isso já é assunto para outra oportunidade.

Que assim seja.

——————————————————

Crédito da imagem: garota que pensa

(postado em 11 de fevereiro de 2008 no blog TiagoMaisUm)

18 ideias sobre “Tudo Muda. Nada é para Sempre

  1. Realmente seu tópico foi muito interessante, caro amigo Mazzon.
    E lendo ele eu me lembrei de uma musica que não é uma das minhas favoritas mas que reflete uma certa parte dos seus comentários.
    É "Amor para recomeçar" do Barão Vermelho.

    Eu te desejo não parar tão cedo
    pois toda idade tem prazer e medo
    e com os que erram feio e bastante
    que você consiga ser tolerante

    Quando você ficar triste
    que seja por um dia e não o ano inteiro
    e que você descubra que rir é bom
    mas que rir de tudo é desespero

    Desejo que você tenha a quem amar
    e quando estiver bem cansado
    ainda exista amor pra recomeçar,
    pra recomeçar

    Eu te desejo muitos amigos
    mas que em um você possa confiar
    e que tenha até inimigos
    pra você não deixar de duvidar

    Quando você ficar triste
    que seja por um dia e não o ano inteiro
    e que você descubra que rir é bom
    mas que rir de tudo é desespero

    Desejo que você tenha a quem amar…

    Desejo que você ganhe dinheiro
    pois é preciso viver também
    e que você diga a ele pelo menos uma vez
    quem é mesmo o dono de quem

    Desejo que você tenha a quem amar…

    Acredito que essa musica resuma muitos sentimentos humanos que temos direito de ter durante a nossa vida.
    Mas é isso…viver, sem ter medo de ser feliz e sem dever nada para ninguem!
    Abraços!

  2. Alok mey!! Reapareci…

    Cada etapa da nossa vida é um aprendizado, cada coisa que passamos nessa vida deveria ser tomada dessa forma, pois só assim cresceremos. O que não podemos fazer é viver somente desse passado, temos que aprender e seguir em frente sempre. E tomar o devido cuidado para utilizar somente aquilo que nos fez bem e nunca aquilo que nos magoou.

    Uma coisa boa é aliviar os passos, depois de um passo dado em falso procurar se apoiar sempre mais na família, visto que eles sempre estarão ao seu lado seja o que for, e nos amigos verdadeiros, por que senão o tombo posse ser dolorido e o desejo de vingança cresce, o melhor é ficar de boa que tudo passa, o mundo é dinâmico. Como diria na música Mudaram as estações: "O pra sempre, sempre acaba.".

    Peguemos as coisas boas e bola pra frente… use o lema: SEMPRE EM FRENTE!!! pronto tá bom, escrevi demais, se continuar assim monto um blog só pra mim.

    Flw ae abss

  3. Então, é isso aí!!! Vamo pra frente que atrás vem gente!!!

    Queria aproveitar o clima de paz do blog, pois daqui a pouco o Matheus aparece pra falar que é tudo uma grande mentira e que estamos sendo enganados! HAHAHAHAHAHAHA

    Todos que passam pelas nossas vidas deixam marcas. Umas somem, outras não. Algumas a gente acha que sumiram mas estão bem vivas. Pessoas, pessoas, pessoas…

  4. Caramba, meu velho. Isso é EXATAMENTE o que eu disse uma vez, quando eu e minha ex terminamos. Parece que você evoluiu bastante mental e espiritualmente desde as épocas douradas do SKW! :D

    Ei, agora estou de férias e estou mais no MSN. Vê se aparece por lá qualquer hora!

  5. Oooolha soh quem resolveu aparecer ! Velho amigo, de antigas batalhas ! É uma honra recebe-lo aki, na minha humilde 'casa' !
    Q saudades, cara….
    Opa, costumo conectar à noite no msn, pq durante o dia nao tem jeito…
    Precisamos bater um papo, trocar umas idéias ae :)
    Então… engraçado vc dizer isso, pq foi justamente o que aconteceu comigo recentemente…
    Mto bom rever um grande amigo !
    A gente se fala em breve! Valew

  6. “No men is an island” (Teilhard de Chardin)

    Se nascemos sozinhos e morremos sozinhos, crieo que jamais podemos dizer que vivemos sozinhos. Não dá. O ser humano realmente não foi criado para ser uma ilha.
    Não sei dizer se é mesmo a sociedade que corrompe o homem, mas levo a sério aquilo de 'dizes com quem andas e te direi quem és', pois cada um é um amontoado de influências que sofreu toda a vida. Aquela história de 'ninguém passa na nossa vida sem deixar um pouco de si e levar um pouco de nós' também é real…
    Lendo sobre linguagem corporal, descobri uma coisa que eu já sabia se aplicar a linguagem humana: o homem tende a imitar seu próximo como que buscando aceitação. Passe algum tempo com alguém que tenha um sotaque bem carregado, por exemplo, que difere do seu. Sem se dar conta, numa hora qualquer, vc terá entonado da mesma forma que o outro, falado um R bemmmm marcado no meio d'alguma palavra ou coisa do gênero. E assim também somos em relação as atitudes, aos gestos, tanto que, se somos amantes de abraços, nos sentimos otimamente bem perto daqueles que também amam abraçar e ficamos na nossa quando percebemos que outrem não gosta, não é mesmo?!
    Acho que há coisas essenciais numa pessoa, sim, existentes nela que jamais serão mudadas sim, mas para todas as outras, eis a grande sacada: tudo passa. A água daquele rio que passa por aqui não é a mesma que passou dois minutos atrás…
    "… Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia… tudo passa, tudo sempre passará…"
    Sábio Tim Maia.
    No decorrer de nossa existência, mudamos atitudes, mudamos estilo, mudamos opiniões. O que antes nos parecia certo, agora já não é mais, o que era careta, pode fazer sentido agora… Eis o dançar conforme a música, eis o gingado do ser humano segundo seus sentimentos e vontades.
    E é esse gingado que devemos ter para enfrentar os revéses da vida e continuarmos na luta, almejando por novas e enriquecedoras experiências.
    Show de post! Parabéns, meu querido! ;O)
    Big bjok!

  7. Pessoalmente, sou mais do tipo aventureiro, e nunca fui muito do tipo pragmático e racional.

    AHAM !! ENTAO BORA PRO CARNAFACULLLLLLLL !!!!!!!!!!!!!!!!

  8. Pingback: Links Mayhem – 18/08/2011 « Hermetic Rose

  9. Pingback: Links Mayhem 18/08/2011 « Universo Paralelo

  10. Pingback: Links Mayhem 18/08/2011 - Labirinto da Mente

  11. Pingback: Links Mayhem 18/08/11 « Teoria da Conspiração

  12. Pingback: Links da Semana | Idéia Biruta

  13. Pingback: Links Mayhem 19/08/11 | Teoria da Conspiração

  14. Pingback: Links Mayhem – 21/08 « Autoconhecimento & Liberdade

  15. Pingback: Links Mayhem (27) » O Alvorecer

  16. Preciso de sua ajuda!!!
    MEU PROFESSOR FEZ UMA PERGUNTA E ACHO Q COM O SEU PENSAMENTO POSSO RESOLVE-LA.
    Ele colocou uma musica chamada “Roda-Viva” do Chico Buarque, ai perguntou:
    No mundo “tudo muda” ou “tudo permanece”?
    Se vc puder me ajudar, eu agradeço. isso é filosofia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *